Resenha do livro “A vida do Livreiro A.J. Fikry — Ana Paula Nunes

Ana Paula Nunes
3 min readSep 14, 2019

Somos o que amamos!

Editora Paralela — 186 páginas.

“Você descobre tudo que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta desta pergunta: Qual é o seu livro preferido?”.

Antes de mais nada, preciso dizer que essa capa está na lista das minhas capas preferidas! E o livro é sim dos que eu mais amo.

“Lembre, Maya: as coisas que nos tocam aos vinte não são necessariamente as que nos tocam aos quarenta, e vice-versa. Isso é verdade para livros e para a vida”

Leitura é bem leve, porque a história é leve, divertida e emocionante. Porém, apesar de leve, não é vazia e nem clichê, pelo contrário, é cheia de aprendizados e referência importantes.

O livro conta a história do A.J Fikry, que é um senhor que perdeu sua esposa há pouco tempo e se tornou um homem solitário e rabugento. Ele mora sozinho no andar de cima de sua livraria (que sonho, hein?). Obviamente, é um homem muito letrado, mas, no começo, tem vários preconceitos literários, especialmente com os gêneros modernos ou, como ele mesmo diz: “não gosto de pós-modernismo, ambientações pós-apocalípticas, narradores post mortem nem de realismo mágico”.

“Só conversaram sobre livros, mas o que, nessa vida, é mais íntimo do que livros?”

Entra, então, outra personagem importante, a Amelia, que é representante de vendas de uma editora. O primeiro contato dela com A.J é desastroso, pois ele a trata com todo o mau humor que lhe é de praxe.

Vivendo uma vida sem muita esperança, a paixão mesmo do A.J é um livro de colecionador do Edgar Allan Poe que ele guarda esperando vender por um bom dinheiro. E a trama começa quando esse livro é roubado e ele recebe em sua loja uma surpresa especial, duas coisas que vão mudar sua vida. Essas surpresas o fazem vir a ter contato com o policial Lambiase, personagem muito que não tem como não amar. Então, A.J volta a interagir com a comunidade. O livro já é bem fininho, então, sem mais detalhes! Leiam e fiquem apaixonados!

“Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós. Não estamos sós”.

Comentários

Tem um pouquinho de tudo nesse livro, tem romance, tem ficção policial, tem comédia, tem drama e tem livroooos!

O que mais me encantou nessa leitura foi como a autora consegue nos deixar envolvidos com cada personagem. A medida que a história do A.J vai se desenrolando, vem com ela um pouquinho mais sobre cada um dos envolvidos. E o que é mais legal é que todos esses personagens têm, já tiveram ou passam a ter uma experiência com os livros e aí conseguimos ver o amadurecimento de cada um! A leitura influencia cada personagem de uma forma especial e é muito gostoso acompanhar isso na nossa própria leitura.

Há muitos diálogos com referência à outros livros. Os amantes da literatura vão amar e se identificar.

“As vezes os livros só nos encontram no momento certo.”

………..

Escrevi essa resenha em 21.11.2014 para o blog de uma amiga

Que vontade de reler!

--

--

Ana Paula Nunes

Instagram @Sherlocka_Holmes l Twitter @AnaPaulaHolmes